A alimentação da mãe influencia diretamente na qualidade do leite materno?
Sim! A alimentação da mãe influencia na qualidade do leite materno, principalmente no teor de vitaminas e minerais, mais especificamente de vitaminas (complexo B, vitamina A e vitamina D).
Quanto mais colorida e variada a alimentação da mãe, melhor a qualidade do leite materno.
A qualidade da gordura do leite materno também sofre influencia da alimentação da mãe. Uma alimentação contendo gorduras de boa qualidade (azeite, castanhas, abacate, chia, linhaça...) vai garantir que o leite tenha gorduras de boa qualidade que ajudam no desenvolvimento neurológico e cognitivo da criança.
Mas, atenção! Assim como os nutrientes bons passam para o leite materno, substâncias ruins também podem passar, como a gordura trans, por exemplo. Esse tipo de gordura, também conhecida como gordura hidrogenada e que está presente na maioria dos alimentos industrializados (chips, batata palha, margarina, biscoitos, bolos industrializados, salgados assados, sorvetes, etc.) podem comprometer o neurodesenvolvimento da criança e também promover uma programação para um maior percentual de gordura corporal e aumento de triglicerídeos e colesterol na vida adulta.
Portanto, durante a amamentação também pode acontecer a programação metabólica, pois é nesse período precoce da vida que ocorre o amadurecimento das funções orgânicas.
Uma dica simples para você que está amamentando: tenha uma alimentação mais natural possível e com bastante variedade de cores. E, se possível, dê preferência para os alimentos orgânicos.
Com carinho,
Cláudia Antunes - Nutricionista Materno Infantil