Calma, isso tem solução! É possível aumentar a produção de leite materno? Sim, é possível!
Vou explicar algumas coisas:
1) A produção e ejeção de leite materno acontece pela ação de dois hormônios principais, são eles a prolactina (produção do leite) e ocitocina (ejeção do leite). Dor ao amamentar, fissuras mamilares, depressão, ansiedade podem aumentar o estress e atrapalhar a ejeção do leite, mas isso tem solução e um nutricionista materno infantil pode te ajudar e muito.
2) É preciso reprogramar o volume das mamadas e isso nós conseguimos com o bebê sugando, com a extração do leite materno, com a técnica da translactação, corrigindo a postura na hora de amamentar, avaliando a pega do bebê, enfim vários pontos podem ser observados e corrigidos em prol da amamentação.
3) Ingestão de água adequada ao longo do dia! Essa ingestão pode chegar a 4 ou 5 litros, ok!
4) Alimentação adequada e se necessário uma suplementação nutricional.
Algumas coisas são comuns de acontecer e que na verdade poderiam ser evitadas:
- Dar complemento (fórmula) sem antes tentar aumentar a produção láctea
- Dar volume exagerado de fórmula para o bebê. Atenção: a capacidade gástrica do bebê é bem pequena nas primeiras semanas de vida e o volume deve ser calculado de acordo com o seu peso. O volume e a medida (do leite em pó) que estão no rótulo da fórmula podem não ser o mesmo que seu bebê aguenta.
E tem mais um ponto importante! A fórmula deve ser indicada pelo nutricionista materno infantil ou pediatra, pois existe o risco de alergia a proteína do leite de vaca (APLV) devido a introdução inadequada de fórmulas.
Procure um nutricionaista materno infantil, ele pode fazer muito por você e pelo seu bebê!
Com carinho,
Cláudia Antunes - Nutricionista Materno Infantil