Você sabe o que é programação metabólica?
A programação metabólica é o fenômeno através do qual um insulto, ocorrido em um período crítico do desenvolvimento, resulta em um efeito duradouro e persistente ao longo da vida de um indivíduo, predispondo a determinadas doenças. Esse período crítico vai da fase pré-gestacional até os dois anos de idade.
A condição clínica e nutricional dos pais (sim, o Pai também tem responsabilidade sobre a programação metabólica do filho) é fator importante para esse imprinting. O que Pai e Mãe doam de bom ou ruim para expressão genética nas primeiras horas de gestação influencia na saúde futura da criança.
O período de desenvolvimento embrionário caracteriza-se por grande plasticidade, onde o feto se encontra mais susceptível às alterações que acontecem no ambiente intrauterino. Dentre os fatores que afetam as condições do ambiente intrauterino destaca-se a NUTRIÇÃO MATERNA, que é capaz de causar alterações na expressão gênica com consequências importantes à saúde na idade adulta.
Tanto a “super alimentação” quanto a restrição alimentar durante a gestação podem levar ao desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. A qualidade da alimentação nesse período crítico também é fundamental! Assim como existem alimentos que podem levar a uma expressão gênica desfavorável (carboidratos refinados, industrializados, açúcar, etc), existem aqueles que protegem o DNA contra esse “dano”.
Outros fatores, como toxinas ambientais (bisfenol A, ftalatos, pesticidas, medicamentos e outros) também podem interferir na expressão gênica do bebê. A expressão gênica é influenciada pelos fatores ambientais favoráveis ou não. Ou seja, genética não é destino, nós podemos modificar a expressão gênica dependendo do meio em que estamos inserido.
Portanto, a nutrição materna deve ser adequada, equilibrada, suplementada e orientada por um nutricionista capacitado.
Então, vamos praticar uma nutrição adequada, sem excessos e sem restrições, com prazer, com alimentos naturais e longe das toxinas ambientais!
Com carinho,
Cláudia Antunes - Nutricionista Materno Infantil