Sabemos que no período pré-menstrual 80 a 90% das mulheres apresentam sintomas físicos, emocionais e comportamentais decorrentes das alterações hormonais do estrogênio e da progesterona.
????Primeiro vamos entender: temos 4 tipos de TPM. Algumas mulheres sofrem mais com a ansiedade, insônia e irritabilidade (TPM tipo A), outras com a compulsão por doces (TPM tipo C), outras com a depressão (TPM tipo D) e outras com o inchaço e sensibilidade das mamas (TPM tipo H, hiper-hidratação). Conhecendo o tipo de TPM conseguimos saber o que precisamos fazer para amenizar os sintomas.
Em casos de insônia, estimular a produção de melatonina com higiene do sono e alimentos ricos em fitomelatonina como cereja, kiwi, gojiberry, linhaça e amêndoas é uma boa alternativa. Chá de melissa com maracujá ajuda a promover um sono tranquilo.
Para ansiedade e depressão, alguns fitoterápicos como o Vitex agnus castus, Crocus sativus (açafrão verdadeiro) e Grifonia simplicifolia são bem vindos por melhorarem os níveis de serotonina. A suplementação de fitoterápicos deve ser feita por profissional habilitado.
A inflamação também piora os sintomas da TPM e a cólica, por isso ao consumir mais doces e alimentos inflamatórios você pode piorar bastante esses sintomas. A sensação de bem estar que esses alimentos trazem é passageira. Alimentação anti inflamatória e uso de suplementos que diminuem a inflamação são bem vindos, como a cúrcuma longa, o chá de camomila e de gengibre, o óleo de prímula e de borragem.
A deficiência de alguns nutrientes, como magnésio, cálcio e vitamina B6 também estão relacionados ao aumento da TPM.
????????Durante este período o ideal é priorizar alimentos ricos em magnésio (folhas verdes escuras, banana, aveia, lentilha) e vitaminas do complexo B, principalmente B6 e B12 (sementes de girassol, abóbora, gergelim, linhaça). Esses alimentos atuam na liberação de serotonina, com ação antioxidante e anti-inflamatória, diminuindo os sintomas da TPM.
Evite: cafeína, refrigerante, bebida alcoólica e carboidratos simples, por possuírem propriedades estimulantes que podem aumentar a irritabilidade.
Embutidos e processados, pois possuem altas concentrações de sódio que provocam retenção de líquidos e inchaço.
???????? Dica de chá para cólica: gengibre com canela e cravo.
✳Faça EXERCÍCIO FÍSICO, isso ajudará a descarregar a ansiedade. E não se esqueça que beber bastante água ao longo do dia.