TPM e Cólica: como amenizar?

Sabemos que no período pré-menstrual 80 a 90% das mulheres apresentam sintomas físicos, emocionais e comportamentais decorrentes das alterações hormonais do estrogênio e da progesterona.

????Primeiro vamos entender: temos 4 tipos de TPM. Algumas mulheres sofrem mais com a ansiedade, insônia e irritabilidade (TPM tipo A), outras com a compulsão por doces (TPM tipo C), outras com a depressão (TPM tipo D) e outras com o inchaço e sensibilidade das mamas (TPM tipo H, hiper-hidratação). Conhecendo o tipo de TPM conseguimos saber o que precisamos fazer para amenizar os sintomas.

Em casos de insônia, estimular a produção de melatonina com higiene do sono e alimentos ricos em fitomelatonina como cereja, kiwi, gojiberry, linhaça e amêndoas é uma boa alternativa. Chá de melissa com maracujá ajuda a promover um sono tranquilo.

Para ansiedade e depressão, alguns fitoterápicos como o Vitex agnus castus, Crocus sativus (açafrão verdadeiro) e Grifonia simplicifolia são bem vindos por melhorarem os níveis de serotonina. A suplementação de fitoterápicos deve ser feita por profissional habilitado.

A inflamação também piora os sintomas da TPM e a cólica, por isso ao consumir mais doces e alimentos inflamatórios você pode piorar bastante esses sintomas. A sensação de bem estar que esses alimentos trazem é passageira. Alimentação anti inflamatória e uso de suplementos que diminuem a inflamação são bem vindos, como a cúrcuma longa, o chá de camomila e de gengibre, o óleo de prímula e de borragem.

A deficiência de alguns nutrientes, como magnésio, cálcio e vitamina B6 também estão relacionados ao aumento da TPM.
????????Durante este período o ideal é priorizar alimentos ricos em magnésio (folhas verdes escuras, banana, aveia, lentilha) e vitaminas do complexo B, principalmente B6 e B12 (sementes de girassol, abóbora, gergelim, linhaça). Esses alimentos atuam na liberação de serotonina, com ação antioxidante e anti-inflamatória, diminuindo os sintomas da TPM.

Evite: cafeína, refrigerante, bebida alcoólica e carboidratos simples, por possuírem propriedades estimulantes que podem aumentar a irritabilidade.
Embutidos e processados, pois possuem altas concentrações de sódio que provocam retenção de líquidos e inchaço.

???????? Dica de chá para cólica: gengibre com canela e cravo.

✳Faça EXERCÍCIO FÍSICO, isso ajudará a descarregar a ansiedade. E não se esqueça que beber bastante água ao longo do dia.

Cláudia Antunes

Olá, sou Cláudia Antunes, Nutricionista Materno Infantil. Atuo há mais de 20 anos em atendimento clínico nas áreas de Saúde da Mulher, Fertilidade de Casais, Gestantes e Crianças. Tenho uma empresa de Cursos na área de Nutrição e Saúde, a Deepnutri, sou professora de pós graduação e tenho um programa de Mentoria para nutricionistas que trabalham com o grupo Materno Infantil.

Encontre no blog

Conheça
os cursos

Posts relacionados

Programação da Fertilidade

21 de julho de 2021

Fertilidade Masculina

21 de julho de 2021
crossmenu